Migrando uma caixa de mensagens do Exchange Server 2013 para o Office 365

Olá, pessoal.

Há algumas semanas um artigo com um passo-a-passo para a configuração de um ambiente hibrido entre Exchange Server 2013 e Office 365. Neste artigo irei demonstar como migrar uma mailbox de um ambiente no Exchange Server 2013 para o Office 365 após a configuração do ambiente hibrido.

É importante ressaltar os seguintes pontos em uma migração de uma mailbox do Exchange Server 2013 para o Office 365 utilizando o ambiente hibrido:

  • A migração de caixa postal é transparente para o usuário e migra todo o conteúdo da Mailbox (e-mails, calendário, tarefas, etc);
  • O perfil do usuário no Outlook é atualizado automaticamente para o Office 365 utilizando o Autodiscovery;
  • Durante a movimentação da caixa de mensagens para o Office 365, será mostrado uma notificação para que o usuário reinicie o Outlook para finalização das configurações;
  • O serviço de Mailbox Replication Proxy Service (MRSProxy) deve está habilitado no seu servidor de CAS. Vamos mostrar como verificar se o mesmo está habilitado e como habilita-lo caso não esteja via Powershell;
  • A migração é feita em batch e pode ser feita em massa (com um arquivo .csv ou simplesmente adicionando os usuários como vou mostrar a seguir).
  • É importante que criemos um EndPoint de migração. Basicamente o endpoint de migração vai conter as informações do nosso servidor local de Exchange Server, minimizando os esforços no momento da migração. No meu caso eu já tenho o endpoint de migração criado e para que vocês possam criar, basta seguir o seguinte passo-a-passo: https://technet.microsoft.com/en-us/library/jj874458(v=exchg.150).aspx

Verificando se o serviço de MRSProxy está ativo

Antes de iniciarmos o processo de migração, é importante verificarmos de o serviço de MRSProxy no servidor de CAS está ativo. Para verificarmos basta executar o seguinte comando no Exchange Management Shell:

Get-WebservicesVirtualDirectory –Server nomedoservidorCAS

Mig00

Verifique se o “MRSProxyEnabled” está configurado como “True“. Caso não esteja, basta executar o seguinte comando para habilita-lo:

Get-WebservicesVirtualDirectory –Server nomedoservidorCAS | Set-WebServicesVirtualDirectory –MRSProxyEnabled $true

Migrando uma mailbox para o Office 365 (Exchange Online)

Após criarmos um endpoint de migração e verificarmos o serviço de MRSProxy, podemos iniciar a migração da mailbox para o Office 365.

1. Abra o EAC e vá até “Office 365“;

2. Vá até “Recipients” e depois “Migration“:

Mig01

3. Clique em “+” e depois em “Migrate to Exchange Online” (No meu caso o Exchange Server está em Português):

Mig034. Selecione a primeira opção e clique em “Next“:

Mig04

5. Selecione os usuários que você deseja mover (no meu caso o local.user), ou importe um arquivo CSV com todos os usuários que deseja mover e clique em “Next“. Para saber mais sobre como criar um arquivo CSV, clique aqui:

Mig05

6. Verifique se realmente é o seu servidor de MRSProxy e clique em “Next“:

Mig06

7. Coloque um nome para o seu Batch de migração de configure as opções conforme necessidades do ambiente e clique em “Next“. No meu caso eu configurei que o limite de itens incorretos para essa batch de migração é 10 e não adicionei nenhum limite para itens grandes:

Mig07

8. Selecione um e-mail para o qual será enviado um e-mail com o resultado da migração e também selecione se deseja iniciar e completar manualmente essa batch de migração ou se deseja que ela inicie e complete automaticamente. No meu caso eu coloquei para que a migração ocorra de forma automática mas isso vai depender do ambiente de vocês. Clique em “New“:

Mig08

9. A migração foi iniciada e basta esperar alguns minutos (isso vai depender do tamanho de dados a ser migrado) até a finalização da batch de migração, conforme imagem a seguir:

Mig10

10. Agora que a Batch de migração está concluida, basta adicionar a licença de Exchange Online para o usuário migrado no Portal de Administração do Office 365 e o usuário poderá fazer login em sua nova caixa de correio do Exchange Online.

Entrando na caixa de correio do Office 365

Após a migração da caixa de correio, o usuário poderá tentar logar no endereço antigo do OWA (Ex: Webmail.empresa.com.br) e ao inserir as credenciais o mesmo será “redirecionado” para o OWA (Outlook Web Access) do Exchange Online:

Mig11

Agora que você foi redirecionado para o OWA do Exchange Online, basta inserir suas credenciais e começar a trabalhar normalmente em sua nova caixa de mensagem do Office 365:

Mig12

Espero ter ajudado, abraços! 😀

Anúncios

4 respostas em “Migrando uma caixa de mensagens do Exchange Server 2013 para o Office 365

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s