Novidades do Hyper-V no Windows Server 10 Technical Preview

No dia 01 de Outubro de 2014 a versão Technical Preview do Windows Server 10 foi disponibilizada para download junto com os produtos da família System Center, exceto o Configuration Manager que não faz parte da suite de Cloud and Datacenter Management, o nome oficial ainda não foi confirmado.

slide_38ss-windows10-00intro-100465038-primary.idge

A ideia desse post é apresentar novidades, melhorias, recursos e funções que estão disponíveis no Hyper-V do Windows Server Technical Preview.

Hyper-V

O Hyper-V desde seu lançamento no Windows Server 2008 é sem dúvida o produto Microsoft que mais sofreu mudanças e melhorias, e não vai ser diferente no Windows Server 10, algumas novidades já estão disponíveis na versão Technical Preview.

Rolling Hyper-V Cluster Upgrade

Em versões anteriores do Windows Server 10 não podíamos ter um Cluster de Hyper-V com servidores que estivessem utilizando Sistemas Operacionais diferentes. Isso podia se tornar um problema quando encontrávamos a necessidade de atualização para uma nova versão. Agora podemos adicionar um host com Windows Server 10 Technical Preview em um cluster Hyper-V com Windows Server 2012 R2. O Cluster continuará rodando em nível funcional 2012 até que todos os host estejam atualizados e até que o nível funcional do cluster seja atualizado através do comando: Update-ClusterFunctionalLevel.

Novo arquivo de configuração para Máquinas Virtuais

As máquinas virtuais têm agora um novo formato de arquivo de configuração que é projetado para aumentar a eficiência de leitura e escrita de dados de configuração de máquina virtual. Os novos arquivos de configuração usam a extensão .VMCX para as configurações da VM e a extensão .VMRS  estado da VM.

Os novos recursos para o Hyper-V estão disponíveis para máquinas virtuais que utilizam esses novos arquivos de configuração. Quando uma máquina virtual é migradas ou movidas para o Windows Server Technical Preview seu arquivo não é atualizado automaticamente, isso permite que essa máquina seja movida novamente para Hosts com versões anteriores, para atualizar os arquivos de configuração da VM e utilizar os novos recursos do Windows Technical Preview utilize o cmdlet Update-VmConfigurationVersion.

Hyper-V Network Virtualization (HNV) 

O HNV foi introduzido no Windows Server 2012, e é utilizado principalmente para ambientes de Hospedagem. A virtualização oferece “redes virtuais” para máquinas virtuais semelhante à forma como a virtualização de servidores fornece “máquinas virtuais” para o sistema operacional. Garantindo que provedores possam disponibilizar os mesmos segmentos IPs para diferentes clientes sem a necessidade de utilizar VLANs.

Novos recursos introduzidos para o Hyper-V Network Virtualization no Windows Server Technical Preview.

  • Programmable Hyper-V switch: recurso utilizado para criação de politicas para switches virutais do Hyper-V.
  • VXLAN encapsulation support: O Microsoft HNV agora suporta esquema de encapsulamento contido na RFC 7348  que já é utilizada por outros fabricantes com Cisco, Brocade, Dell, HP e outros.
  • Software Load Balancer (SLB) interoperability: Windows Server Technical Preview inclui um software balanceador de carga de software com integração total ao HNV.
  • Compliant IEEE Ethernet headers: Esse recurso já estava disponível em versões anteriores,  com esse recurso a Microsoft garante que cabeçalhos Ethernet terá total  interoperabilidade com appliances virtuais ou físicos de terceiros que utilizem padrões de industria.

Adicionar ou remover memória e adaptadores de rede sem desligar a máquina virtual.

Podemos adicionar memória e adaptadores de rede sem desligar a máquina virtual,  esse recurso está disponível apenas para máquinas virtuais Windows e Linux de 2° geração.

Checkpoint em Produção

Todas as cargas de trabalho estão suportadas para criação de checkpoints em produção, inclusive máquinas com Linux.

Integration Services entregue através do Windows Update

O Integration Services para Windows começa a ser distribuídos através do Windows Update.

Outros Recursos:

  • Storage quality of service (QoS);
  • Melhorias no Gerenciamento de Máquinas Virtuais;
  • Compatible with Connected Standby.

Para mais informações consulte: http://bit.ly/1yclKaT.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s