Conhece o Windows Azure Pack?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o Microsoft Azure (Antigo “Windows Azure”), correto? Para que possamos entender melhor sobre Windows Azure Pack, vamos primeiro conhecer um pouco sobre o Microsoft Azure e seus serviços.

O Microsoft Azure é uma plataforma de serviços de computação em nuvem hospedados em datacenters da Microsoft que oferece diversos recursos como: Máquinas Virtuais, Banco de Dados, Web Sites, Visual Studio Online entre outros.

Azure Services

Para conhecer mais sobre os serviços do Microsoft Azure, acesse: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/azure/dd163896.aspx

Mas o que é Windows Azure Pack?

O Windows Azure Pack é um conjunto de tecnologias do Microsoft Azure, disponível gratuitamente para clientes da Microsoft e executando em seu datacenter. O WAP (ou Windows Azure Pack) é executado sobre o Windows Server 2012 R2 e o System Center 2012 R2 permitindo que sua empresa entregue um serviço de nuvem sofisticado, com autoatendimento, vários locatários e oferecendo uma experiência similar ao Microsoft Azure.

O Windows Azure Pack nos oferece os seguintes recursos:

  • Management Portal for Tenants: Um self-service customizavel para provisionamento, monitoração e gerenciamento de serviços como Web Sites, Virtual Machine Clouds e Service Bus.
  • Management Portal for Administrator: Um portal para que administradores configurem e gerenciem recursos de Cloud, contas de usuário, oferta de tenants, quotas e preços.
  • Service Management API: Uma API REST que nos habilita a uma gama de cenários de integração, incluindo sistemas de faturamento para clientes, etc.
  • Web Site Clouds: Serviço que prove uma plataforma de Web Hosting para ASP.NET, PHP e Node.Js para aplicações web de alta densidade e dimensionável. O serviço inclui uma galeria personalizável de aplicações web.
  • Virtual Machines: Serviço que oferece uma Infraestrutura como Serviço (IAAS) de máquinas virtuais e inclui uma galeria personalizável de modelos de máquinas virtuais com diferentes Sistemas Operacionais, opções de dimensionamento e rede virtual.

 

  • Service Bus: Um serviço que fornece uma “troca de mensagens” confiáveis entre aplicativos distribuídos.

 

  • SQL e MySQL: Serviço que fornece instâncias de banco de dados SQL e MySQL. Esses bancos de dados podem ser usados em conjunto com o Web Site Cloud para criação de um E-commerce por exemplo.

 

  • Automation: Recurso para automatizar e integrar serviços personalizados. Conta com um Runbook Editor e Execution Environment

AzurePack

 

Para saber mais sobre os recursos do Windows Azure Pack, acesse: http://technet.microsoft.com/en-us/library/dn296435.aspx

Obrigado

Julio Araujo

Anúncios

2 respostas em “Conhece o Windows Azure Pack?

  1. Parabéns pelo blog Júlio! Ótimo artigo, pena que este recurso não é muito utilizado, ou mesmo conhecido pelos clientes 😦

    Precisamos falar mais para eles 🙂

    Um abraço.

    • Muito obrigado, Perazza! Realmente é um recurso muito completo e pouco utilizado aqui no Brasil. Existem alguns Services Providers que utilizam no Brasil mas que foi a Microsoft E.U.A que implementou. A Microsoft iniciou agora uma parceria para que consultorias brasileiras possam implementar Cloud OS Network em grandes players.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s