Removendo um patch especifico via SCCM

É comum grandes organizações utilizarem um gerenciador de patch como o WSUS e SUP para centralizar e organizar a distribuição patches em grande quantidade de computadores. E se por acaso, você necessitar fazer a remoção de um patch especifico que foi distribuído em massa para os computadores de sua organização? Por acidente enviou um patch errado ou a própria Microsoft recomenda que você desinstale esse patch por restrições ou conflito com aplicativos?! Hoje vamos aprender uma forma simples de fazer a remoção desse patch via SCCM 2012, Importante lembrar que essa solução e válida apenas para Windows 7, Windows Server 2008 ou versões mais recentes.

 

Identificando o KB a ser removido

 

  1. Para identificar o número do KB a ser removido pelo SCCM 2012, basta abrir “Programas e Recursos” e fazer a busca pelo patch específico:

 

Criando a Task Sequence para remoção

 

  1. Para a criação da Task Sequence, abra a console do SCCM 2012, navegue em Software Library -> Operating System -> Task Sequence:

     

     

  2. Clique com o botão direito em “Task Sequence” e “Create Task Sequence“. Selecione “Create a new custom task sequence“:

     

     

  3. Especifique o nome da sua Task Sequence e clique em “Next“. Sim, podemos deixar o campo “Boot Image” sem nenhuma imagem de boot pois neste tutorial não estamos fazendo o deploy de um sistema operacional:

     

     

  4. Task Sequence criada com sucesso. Clique em “Close“:

     

     

    Customizando a Task Sequence

    A partir de agora, vamos iniciar a adição de uma tarefa para que a Task Sequence a execute e faça a remoção do KB. A Task Sequence irá iniciar um utilitário chamado “wusa.exe” que fica localizado em “C:\Windows\System32\wusa.exe” com os parametros /uninstall, /kb:numerodokb /quiet e /norestart, para fazer a desinstalação do KB silenciosamente e sem a necessidade de fazer o reiniciar o sistema operacional.

     

     

    1. Selecione a Task Sequence e clique em “Edit” na Ribbon:

     

    1. Clique em “Add“, “General” e “Run Command Line“:

       

       

 

  1. Marque a opção “Disable 64-bit file system Redirection” e adicione a seguinte linha de comando no campo “Command Line”:

C:\Windows\System32\wusa.exe /uninstall /kb:2949927 /quiet /norestart

OBS: Altere o /KB com o número do KB identificado anteriormente.

 

 

  1. Clique em “OK“.

 

A partir de agora, sua Task Sequence está criada e basta você fazer o deploy da mesma para a collection desejada e assim fazer o rollout de alguma atualização especifica.

 

Espero que tenha ajudado, muito obrigado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s