Entendendo Métodos de Instalação de Client no System Center Configuration Manager 2012 R2

Introdução

Um ponto muito importante a se considerar ao fazer o planejamento de uma hierarquia de System Center Configuration Manager 2012 é decidir quais os métodos de instalação de client que serão habilitados.

Hoje vamos entender um pouco sobre quais são os métodos de instalação de client presente no SCCM 2012.

Entendendo os métodos de instalação de Client no SCCM

 

Instalação via Client Push

A instalação de Client via Client Push Installation é um método de instalação disponível no ConfigMgr que inicia a instalação do client automaticante após o cliente ser descoberto. Você pode iniciar uma instalação de client usando o Client Push Installation Wizard para uma Collection, um Cliente individual ou um Site. Devemos tomar muito cuidado com esse método de instalação, pois, quando ativo, pode gerar um grande tráfego de rede.

OBS: Caso o Client Push Installation não consiga se comunicar com um computador por algum motivo, ele automaticamente irá iniciar o processo de instalação novamente a cada uma hora em um período de 7 dias

 

Instalação baseada em Software Update Point 

Neste método de instalação, temos a possiblidade de realizar o deploy dos clients utilizando a role de Software Update Poin. Neste método, não temos a necessidade de fazer a descoberta do computador antes de instalar o client, como no Client Push Installation.

 

Instalação via Group Policy Object (GPO)

Neste método de instalação, temos a possibilidade de realizar a instalação dos clients via GPO. Neste método de instalação, temos a vantagem de não necessitar de tantos pré-requisitos como o Client Push Installation e é altamente recomendado que se usem para complementar algum outro método habilitado. Um dos pontos de atenção, como no método de client push installation, é que neste método podemos gerar um grande tráfego de rede.

 

Instalação via Logon Script

 Neste método de instalação, temos a possibilidade de criar um Script de Logon para que o client seja instalado assim que o usuário fizer o logon em seu computador. Neste método também temos que ter bastante cautela pois pode gerar um grande trafego de rede.

 

Instalação Manual

Neste método de instalação, temos a possibilidade de fazer a instalação manual no computador cliente. Recomendo utilizar este método quando não conseguirem instalar com nenhum método citado anteriormente pois é um processo manual e que podemos isolar uma máquina para troubleshooting. Neste método, não temos a preocupação com rede pois ele é feito manualmente.

 

Em um post posterior, vamos abordar cada uma dessa instalações, mostrando um passo-a-passo de como configurar cada uma e seus pré-requisitos.

 

Muito obrigado

Julio Araujo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s