Instalando Site Secundário no System Center Configuration Manager 2012 R2

Bom hoje vou dar uma pequena pausa na nossa série de posts sobre a Hierarquia do System Center Configuration Manager  2012, para um breve tutorial sobre como instalar um site secundário, aproveitando que falamos um pouco no último post.

Ambiente 

Continuarei utilizando o ambiente de teste utilizado no post Instalando o System Center Configuration Manager 2012 R2, adicionando um novo site no Active Directory chamado SAOPAULO e dois novos servidores AD-02 (Controlador de Domínio) e SCCM-02 (Site Secundário).

Site Seecundario

 

SITE FORTALEZA: 172.16.10.0/24

  • AD – Controlador de Domínio;
  • SCCM – Site Primário Autônomo;
  • SQL – Database Site System.

SITE SAOPAULO: 192.168.24.0/24

  • AD-02 – Controlador de Domínio;
  • SCCM-02 – Site Secundário;

 

Pré-requisitos

Os pré-requisitos para instalação de um site secundário são basicamente os mesmos utilizados para instalação de um site primário. Para instalação de um site secundário utilize os pré-requisitos de softwares descritos no post Pré-requisitos para o Configuration Manager 2012 R2.

Um site secundário pode armazenar sua informações em um SQL Server que deverá possuir uma versão suportada para o produto conforme descrito anteriormente ou usar o SQL Express que pode ser instalado previamente ou automaticamente durante o Deploy do Site Secundário.

 

Procedimento

Abra a Console do Configuration Manager 2012 R2, navegue até Administration>Site Configuration> Sites e clique com o botão direito do mouse sobre seu site primário e selecione “Create Secondary Site“.

01

 

Uma tela de bem será apresentado, clique em Avançar.

01

Nessa tela inserimos informações do site secundário que será criado.

  1. Informe o Site Code para o novo site.
  2. Informe o nome do servidor que será o Site Secundário.
  3. Informe o nome do site.

01

Nesta tela especificamos como o servidor que fará a função de site secundário buscará os binários para instalação no novo servidor, neste caso optamos pela opção padrão que fará a copia automaticamente pela rede, podemos utilizar um compartilhamento de rede ou copiar previamente os binários para o site secundário.

01

Nesta tele especificamos como será o método de instalação do SQL, no caso abaixo ele executara a instalação do SQL Express no servidor local, a segunda opção especifica informações de um servidor SQL instalado previamente.

01

Nesta tela especificamos informações do Distribution Point, no nosso caso o setup de instalação irá configurar e instalar os requisitos de IIS caso necessário, ira configurar a comunicação com os clientes para HTTP, criará um certificado digital auto-assinado.

01

Nesta tela especifiquei pra qual Boundary Group será associado ao meu site secundário, no meu caso BG-São Paulo já estava criado e associado a duas boundaries criadas automaticamente pela descoberta (Active Directory Forest Discovery), uma boundary associada ao meu site do active directory São Paulo e uma oura boundary associada a minha sub-rede 192.168.24.0.

Essas informações ajudam aos  clientes saberem qual site se reportar através do site\sub-rede do active directory, não congestionando seu link WAN.

01

Execute o Setup de instalação.

01

 

Pós-Instalação

Podemos acompanhar o início da instalação clicando com o botão direito do mouse sobre o site criado e clicando sobre Show Install Status.

01

 

Todos os pré-requisitos serão validados e a instalação será executada.

01

Anúncios

2 respostas em “Instalando Site Secundário no System Center Configuration Manager 2012 R2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s