Habilitando métodos de descoberta no Configuration Manager 2012 R2

Fala Pessoal,

Novamente falando sobre os métodos de descoberta, hoje vamos mostrar como habilitar cada método de descoberta no SCCM 2012 R2. Recomendo que você leia o post passado para entender a diferença entre os métodos de descoberta: Entendendo os métodos de descoberta no Configuration Manager 2012 R2.

Os métodos de descoberta são configurados na aba Administration -> Hierarchy Configuration -> Discovery Methods.

01

 

Como dissemos anteriormente o método de descoberta Active Directory Forest Discovery pode ser utilizado para descoberta de sites e sub-redes da sua floresta do Active Directory, também podemos criar Boundaries automaticamente para cada site e sub-rede encontradas.


01

 

Marcando o item 1 podemos habilitar o método de descoberta Active Directory Forest Discovery.
Marcando o item 2 podemos habilitar a criação automática de Boundaries para cada site do Active Directory Descoberto.
Marcando o item 3 podemos habilitar a criação automática de Boundaries para Sub-rede descoberta no Active Directory.
Também podemos configurar um agendamento para que esse método de descoberta descubra objetos periodicamente, o padrão será 7 dias, agendamento muito comum no Configuration Manager.
 

Agora vamos habilitar o método de descoberta Active Directory Group Discovery, esse método de descoberta é utilizado principalmente para descoberta de Grupos no Active Directory.

 
01
 
No item podemos habilitar esse método de descoberta.
No item podemos ver que já existe um escopo de descoberta chamado MSCLOUD365, que fará busca em uma OU, com a conta SCCM e a busca recursiva esta habilitada.
No item podemos adicionar, editar e deletar os locais que estão habilitados para essa método de descoberta.
 

Na guia Polling podemos configurar o agendamento para esse método de descoberta, lembrando que podemos habilitar o Delta Discovery que será executado a cada 5 min.

 
01
 

Agora vamos habilitar o método de descoberta Active Directory System Discvoery para descoberta de computadores no Active Directory.

 
01
 
 
No item 1 habilitamos o método de descoberta Active Directory System Discovery.
No item 2 podemos adicionar locais para busca, no meu caso eu adicionei a minha arvore do domínio lucas.local para essa descoberta.
Também podemos criar um agendamento na guia polling, que por padrão está habilitado para cada 7 dias executar um discovery completo e a cada 5 min executar um Delta Discovery. Na guia Active Directory Attributes podemos excluir ou adicionar atributos das contas de computadores que serão descobertas e importadas para o banco de dados do Configuration Manager e na guia Options, podemos habilitar o método de descoberta para importar contas que se reportam para o Active Directory em um certo período de tempo.
 

No último método de Descoberta que fará buscas no Active Directory, habilitaremos a Descoberta Active Directory User Discovery que fará a busca de usuários no Active Directory.

01

No item 1 habilitamos a descoberta Active Directory User Discovery.
No item 2 podemos adicionar locais diferentes para busca de usuários no Active Directory.
Também podemos habilitar o agendamento e como nos outros dois métodos de descoberta Active Directory System Discovery e Active Directory Group Discovery podemos habilitar o Delta Discovery. Na guia Active Directory Attributes podemos adicionar e excluir atributos que  serão importados para o System Center Configuration Manager.
 

O único método de descoberta que vem habilitado por padrão Heartbeat Discovery é utilizado para manutenção de clientes.

01

O método de descoberta Network Discovery é utilizado para descoberta de equipamentos de redes que não podem ser descobertos por outros métodos de descoberta, como o Roteadores, Switches e Impressoras.

01

 

 No item podemos habilitar o método de descoberta Discovery Network.
No item 2 podemos configurar o tipo de descoberta que é divido em:
 
Topologia: Descobre equipamentos de rede e sub-redes, mas não identifica máscaras de sub-redes para cada objeto encontrado.
Topologia e Clientes: Além de equipamentos, esse método de descoberta tenta encontrar clientes em potenciais como computadores e impressoras, além de tentar associar máscara de sub-redes para cada objeto encontrado.
Topologia, Clientes e Sistemas Operacionais Clientes: esse método de descoberta além de encontrar informações sobre a topologia de rede, tenta descobrir quais são os Sistemas Operacionais descobertos.

Podemos configurar escopo para descoberta, como clientes e comunidades SMNP, sub-redes, domínios, servidores DHCP. Também podemos criar um agendamento para essa descoberta.

 Não esqueça de ler o post Entendendo Métodos de Descoberta no System Center Configuration Manager 2o12 R2.

Referência técnica: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/gg712308.aspx

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s