Introdução ao System Center Configuration Manager 2012

Cada vez mais o negócio se torna totalmente dependente da TI, SLAs são criados a fim de manter metas e reduzir tempos de paradas, funcionários são contratados a fim de manter ambiente que podem envolver diversos equipamentos e usuários. Monitorar, manter, gerenciar ambientes distribuídos é parte essencial da vida de um analista de TI. Você já se perguntou quantos projetos são planejados no começo do seu ano fiscal? E quantos são realmente concluídos? Quanto tempo seus analistas gastam apagando incêndios na sua empresa?

Sistemas de Gerenciamento centralizados podem ajudar a resolver vários problemas e trazer vários ganhos. Você sabe hoje quantas equipamentos tem em seu ambiente? Quantos deles são desktops? Qual a configuração de Hardware e Software? Como você controla a entrega de Software dentro da sua empresa? E o licenciamento? Os seus computadores possuem as últimas atualizações? Como você controla a vida o upgrade e implantação de novos Sistemas Operacionais?

Solucionar problemas como esse é o objetivo do Microsoft System Center Configuration Manager 2012 R2, que tem como foco:

Gerenciamento de Aplicativos:

Fornece um conjunto de ferramentas e recursos que ajudam a criar, distribuir e implantar softwares e aplicativos na sua organização; Os Softwares podem ser gerenciados por usuários e dispositivos da sua rede, um ponto central pode ser criado para solicitação e instalação automática de aplicativos com um portal central de self-service.  Pense na quantidade de problemas e chamados que poderiam ser resolvidos dessa forma.

 Gerenciamento de Conformidade:

Fornece várias ferramentas e recursos que podem avaliar, manter e gerenciar a conformidade dos seus equipamentos na rede. Mante um parque de equipamentos e dispositivos atualizados e dentro da conformidade da sua organização.

EndPoint Protection:

Fornece segurança, antimalware e gerenciamento do Firewall do Windows para computadores na empresa. veja mais.

Inventário:

Fornece um conjunto de ferramentas para te ajudar coletar informações nos dispositivos da sua empresa, provendo relatórios para inventários de hardware, software licenciamento da empresa.

Implantação de Sistemas Operacionais:

Já pensou em automatizar o processo de instalação dos Sistemas Operacionais da sua rede? E com o fim do suporte do Windows XP como você controlará o upgrade dos seus Sistemas Operacionais? O System Center Cofiguration Manager se integra junto ao Windows Deployment Server e o Microsoft Deployment Tools oferecendo várias funcionalidades para automatizar implantações e atualizações de Sistemas Operacionais na sua rede, usando suporte a boot PXE e mídias inicializáveis.

Controle de Updates:

Se integra ao WSUS (Windows Software Update Services) provendo novas funcionalidades de gerenciamento, controle, relatórios e monitoração de atualização dos seus dispositivos.

Controle Remoto:

Fornece ferramentas para administrar computadores remotamente, auxiliando no suporte e troubleshooting para dispositivos gerenciados pelo System Center Configuration Manager 2012.

Gerenciamento de Energia:

Fornece relatórios e ferramentas para controles de energia para os dispositivos da sua rede.

Relatórios:

Se integra ao SQL Reporting Services provendo vários relatórios de software, hardware, updates, gerenciamento de energia, licenciamento e muito mais.

O System Center Configuration Manager 2012 R2 pode ser umas das principais ferramentas da sua organização, garantindo a qualidade na entrega e gerenciamento de aplicações, updates, sistemas operacionais dos seus equipamentos. Pense bem em investir e priorizar o Microsoft System Center nos seus próximos projetos. Para saber mais sobre os demais produtos da família clique aqui.

Referência: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/gg682140.aspx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s