Conceitos Básicos da estrutura do System Center Virtual Machine Manager 2012 SP1

Conceitos Básicos da estrutura do SCVMM 2012 SP1

 

Olá, tudo bom ? Hoje eu vou falar um pouco sobre a estrutura de servidores necessaria para o System Center Virtual Machine Manager 2012 SP1.

O System Center Virtual Machine Manager 2012 SP1 é uma solução de gerenciamento de datacenter virtualizado que gerencia os host’s de virtualização (Hypervisor’s) e suas VM’s (Virtual Machines). Tendo assim uma infinadade de recursos como Perfil de Hardware, Template de VM, Virtualizar uma Rede, Gerenciar recursos de Storage, Criar Clouds e atribuir recursos e permissões a ela, criar services templates entre outras infinidades de recursos que o VMM lhe oferece.

O System Center Virtual Machine Manager 2012 SP1, oferece gerenciamento para os seguintes HyperVisors: Hyper-V (Microsoft), ESX (É necessario ter o Vcenter pois o VMM se integra diretamente com o VCenter) da Vmware e XenServer da Citrix.

Depois desse mini-resumo sobre o VMM 2012 SP1, vamos finalmente a estrutura lógica do VMM 2012.

 

Uma estrutura de Virtual Machine Manager 2012 SP1, é comporta pelos seguintes servidores.

 

VMM management server: O VMM Management Server é o servidor aonde roda o serviço de Virtual Machine Manager, aonde roda todos os processos, jobs e commandos do VMM. O VMM Management Server também é responsavel pela conexão com a Library Server, com o VMM Database e com a comunicação com os Host’s de virtualização.

 

VMM Database: O VMM Database é o servidor de SQL Server que pode ser SQL Server 2008 ou 2012 na versão SP1. Ele é responsavel por guardar as informações de configuração do Virtual Machine Manager.

 

VMM Console: Como o nome já diz, é o console que faz a conexão com o Management Server do VMM 2012 com intuito de centralizar a visualização de todos os seus host’s, vm’s, clouds,storager,switches e etc.

 

VMM Library Server e VMM Library: A library do VMM é um local aonde você irá alocar os seus recursos como ISOS, VHD’S, Perfil de Hardware, Template de VM’S. E é usado para a implantação de Maquinas virtuais e serviços que estão guardados nele. O VMM Library Server é o servidor que irá alocar tudo isso em um compartilhamento.

 

MAS CADE O SELF-SERVICE PORTAL ? Estamos falando da versão do Virtual Machine Manager 2012 SP1 e a partir do Service Pack 1, não existe mais Self-service Portal, agora existe o App Controller que é instalado separadamente e que gerencia clouds tanto privadas como publica (Windows Azure). Em outro post irei detalhar mais o App Controller e suas funcionalidades.

 

 

Para mais informações acessem: http://technet.microsoft.com/en-us/library/gg671827.aspx

 

 

Webcast System Center Virtual Machine Manager 2012 – Aprenda VMM 2012 na Prática.

 

Eu estárei ministrando junto ao Rafael Bernardes um webcast apresentando o VMM 2012 na prática, com poucos ppt’s e muito mais mão na massa… o intuito do webcast é todos verem como funciona o VMM, se interessarem e se aprofundarem muito mais em Private Cloud e VMM 2012 que é uma ferramenta fantastica. Vamos fazer um webcast bem descontraido e com um conteúdo bem bacana para o pessoal que participar.

 

https://msevents.microsoft.com/cui/EventDetail.aspx?EventID=1032546347&culture=pt-BR

 

Muito Obrigado.


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s